Começo por agradecer a todos os mestres que me orientam no caminho do yoga, e em especial referência a Maria Dinorah de Freitas, por sua vez orientada por Sri Ananda (Hatha Yoga ), André Van Lysebeth ( Tantra e Hatha Yoga) e Roger Clerc ( Yoga de Energia).
A mestre Dinorah é uma devota do Divino, o qual é expresso nas suas palavras, nos seus sentidos e nas suas ações. A sua transmissão do Conhecimento da Verdade é não impositiva. A sua compaixão cativou-me em iniciar esta caminhada na vida do Yoga . Ela conduziu-me à aceitação e permeabilidade do Divino em mim, à descoberta da Sua essência no meu coração e orientou-me à correta conduta das minhas ações. Uma caminhada que não tem fim, mas quando se começa nunca mais se pode parar. Um aprendizado eterno!
Para o atingir é necessário disciplinar, purificar e alinhar o corpo, na sua integridade (físico, mental, psíquico, energético e espiritual). Seguindo as instruções de yoga, seja que linhagem for, o percurso é sinuoso, cheio de armadilhas do ego, de desafios karmicos, que podem desmotivar, interferir ou impedir de atingir o tão desejado encontro com o Divino.
É o caminho da serpente, o despertar da Consciência, que vai ascendendo, transcendendo e entendendo de onde vem e para onde vai, quem é e quem não é, e quando chega Lá, funde-se em Alegria e Amor.
Sem a disciplina do Yoga o caminho de libertação seria mais longo e doloroso.
Segundo Sri Aurobindo e a Mãe, outra grande referência para este projeto, consideram a ascensão da Consciência a primeira etapa do caminho do Yoga. Chegar lá em cima e ver com os Olhos de Deus dá-nos uma grande responsabilidade, como SERES encarnados Humanos: SERVIR ao Divino que habita em nós. Então, é necessário fazer descer a Consciência à terra, de modo a que possa acabar com a ignorância (avidya) através de ações desprovidas de interesse individual e egoísta.
“ A perfeição do Yoga Integral virá quando cada homem for capaz de seguir seu próprio
caminho de Yoga, buscando o desenvolvimento de sua própria natureza em suas
ascensões em direção àquilo que transcende a natureza. Pois liberdade é a lei final e a
última consumação. “ Sri Aurobindo
Somos seres infinitamente grandes, com grande responsabilidade e curto espaço de tempo para nos cumprirmos: cabe-nos viver uma vida de gratidão, alegria e amor divino. Somos constituídos por um corpo físico, animado por energia vital. Podemos alcançar lugares distantes e imaginários pela força mental. Somos capazes de compreender a multidimensionalidade da vida pelo poder psíquico e conectar-nos com a sabedoria do Universo através da Consciência Superior. Somos um Ser integral.
Somos eternos aprendizes!
Não é fechados num círculo de hábitos que faremos valer a nossa imensidão, mas sim criando estruturas nas quais possamos abrir o coração e agir em Seu favor, por Amor, em União….em Yoga.
Esta é a energia Adi Yogi.. Este é o seu propósito. A todos que fazem parte da equipa e aqueles que acolhemos neste espaço estão imbuídos desta responsabilidade.
Vibremos em Paz
Om Shanti Om
Susana Pessoa Neves